Histórico do CEM

O Centro de Estudos Maristas caracteriza-se como Centro de
Documentação. Está vinculado à Província Marista Brasil Centro-Norte. Com 32 anos de existência, tem como missão recolher, organizar, preservar, conhecer, divulgar e dar acesso ao Patrimônio Histórico Marista e subsidiar a formação de crianças, jovens e educadores, Irmãos, Leigas e Leigos, colaboradoras e colaboradores Maristas.

Desde 1986 o CEM vem organizando os Arquivos Histórico, Institucional e Privado, duas bibliotecas, sendo a primeira denominada Biblioteca Ir. Angelo Camata, especializada em títulos Maristas e, a segunda, intitulada Biblioteca Provincial São José, com acervo de diversas áreas do conhecimento.  Além desses setores, foi criado um espaço para apresentação de exposições permanente e temporárias.


Acervo do CEM

O acervo do CEM advém, em grande parte, da Sala Champagnat, instalada em 08 de dezembro de 1966, em Mendes/RJ. O Ir. Gobriano Maria e o ex-aluno Henrique Euclides da Silva deram início à criação do espaço e à composição do acervo.

Em 1986, com a criação do CEM, iniciou-se o tratamento dos acervos classificados em arquivísticos, bibliográficos e tridimensionais.

 

O acervo arquivístico é composto por documentos diversos das Províncias do Brasil Central, Rio de Janeiro e Brasil Centro-Norte e outras coleções como fotográfica, cartográfica, textual.
O acervo sonoro e audiovisual é composto por fitas cassete e VHS, filmes, CDs e DVDs.


O acervo bibliográfico compõe as Bibliotecas Provincial São José e Ir. Angelo Camata. Estes acervos  constituem-se de livros e periódicos, com volume aproximado de 29.000 títulos e 39.000 exemplares. Destacam-se as coleções de Obras Raras e Especiais.

 

O acervo tridimensional e bidimensional, nos mais diversos suportes, passou a ser composto em 1999, por meio da coleta de itens representativos da memória institucional, localizados nas Unidades da Província Marista do Rio de Janeiro, atual Província Marista Brasil Centro-Norte. Os objetos foram classificados em diversas coleções. Parte deste acervo foi utilizado, desde 2003, na exposição permanente do CEM.


Coleções em destaque

Acervo Fotográfico

A coleção fotográfica do CEM é composta de variados suportes entre eles fotografias, daguerreotipo, filmes, diapositivos, negativos, negativos de vidro, com aproximadamente 15.000 itens, distribuídos em coleções temáticas, tais como: Irmãos Maristas, comunidades religiosas, casas de formação, unidades educacionais e sociais e eventos maristas.

Exposição permanente do CEM

Inaugurada em 26 de junho de 2003, apresenta 542 bens culturais, dispostos em cinco ambientes temáticos que perpassam a vida do Pe. Marcelino Champagnat, juntamente com a gênese do Instituto Marista; a chegada dos Irmãos Maristas ao Brasil; a identidade marista sob a ótica do trabalho, da oração e da cultura. Finalizando a mostra, o quinto e último ambiente apresenta elementos do processo ensino e aprendizagem na escola marista. Todos esses elementos promovem um elo entre o sensível e o inteligível, entre o material e o imaterial, postos nos objetos apresentados.

 


Rua Lavras, 185 – São Pedro
30330-010 – Belo Horizonte – MG – Brasil
cem@marista.edu.br
Facebook: facebook.com/centrodeestudosmaristas
Telefones: (31) 2125-0700 / 2125-0701 – 99199-3345